MODELAGEM MATEMÁTICA:

REFLEXÕES DE UM MINICURSO PARA PROFESSORES

Resumo

Este artigo relata a experiência de um minicurso sobre modelagem matemática realizado para futuros professores de matemática na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O minicurso teve como objetivo sensibilizar os participantes para o uso da modelagem matemática como uma abordagem pedagógica eficaz. Inicialmente, os participantes demonstraram pouco conhecimento sobre a modelagem matemática e dificuldade em conectar conceitos matemáticos com situações cotidianas. Contudo, durante a atividade prática, foi possível evidenciar como situações simples do cotidiano podem ser usadas para ensinar diversos conteúdos matemáticos, como números inteiros, racionais, gráficos e porcentagem. A experiência mostrou que a modelagem matemática pode potencializar o ensino da matemática, tornando-o mais contextualizado e relevante. Os participantes expressaram surpresa e entusiasmo ao perceberem a aplicabilidade da modelagem em suas futuras práticas pedagógicas. Conclui-se que a modelagem matemática pode enriquecer o ensino e que sua inclusão nos programas de formação inicial e continuada pode ser de grande relevância. Sugere-se também a realização de estudos adicionais para explorar a aplicação da modelagem em diferentes contextos educacionais.

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Publicado
2024-12-19
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024