ANSIEDADE MATEMÁTICA:
UMA REVISÃO SEMI-SISTEMÁTICA COM O USO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo revisar e comparar três estudos sobre ansiedade matemática, selecionados a partir de uma análise no Litmaps. Dessa forma, discutimos e analisamos, por meio de uma revisão semi-sistemática de literatura, os estudos de Ashcraft (2002), Carmo e Simionato (2012) e Dowker et al. (2016). A metodologia consistiu na utilização da plataforma Litmaps para selecionar os artigos e criar mapas que relacionavam os artigos citados. Para análise dos dados, utilizamos o SciSpace, que possibilitou a criação de uma tabela comparativa. Os trabalhos abordam a ansiedade matemática sob diferentes perspectivas: cognitiva, emocional e sociocultural. Ademais, observamos uma ampla diversidade de métodos como testes cognitivos, terapia comportamental, questionários e técnicas de neuroimagem, destacando a complexidade do tema e a necessidade de abordagens interdisciplinares para reversão da ansiedade matemática. Concluímos que a integração entre neurociências, psicologia e educação é essencial para desenvolver intervenções eficazes, porém, ainda não existe uma solução única ou universal para lidar com a ansiedade matemática.
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