O QUE VOCÊ ENTENDE POR TECNOLOGIA?

COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma atividade acadêmica desenvolvida na disciplina “Seminário Avançado de Tese II: Tendências da Educação Digital, Perspectivas e Desafios”, no contexto do doutorado em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A pesquisa consistiu na aplicação de um formulário digital com uma pergunta aberta, respondido por oito professores atuantes em diferentes etapas da Educação Básica e no Ensino Superior, com o objetivo de compreender suas concepções sobre tecnologia. As respostas foram coletadas por meio do Google Forms e analisadas à luz de referenciais teóricos discutidos na disciplina, originando três categorias que agrupam as similaridades identificadas nos discursos: Conceito amplo de tecnologia, Tecnologia como ferramenta e Tecnologia no processo de ensino. Os resultados destacam a necessidade de ampliar a compreensão e o uso da tecnologia nas práticas educativas, além de reforçar a importância de sua integração ao ensino e à prática docente. Revelam também compreensões diversas e, por vezes, superficiais, indicando a necessidade de um aprofundamento formativo no uso crítico e intencional da tecnologia em contextos educativos.

Publicado
2025-08-26
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025