INTRODUZINDO OS NÚMEROS INTEIROS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o ensino de números inteiros com o uso de Tecnologias Digitais (TD), em uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar o processo de aprendizagem de conceitos relacionados aos números inteiros em uma proposta de integração de TD ao currículo de matemática. A análise dos dados se orienta pelos estudos sobre integração curricular de TD e do construcionismo. Essa investigação faz parte de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada em uma escola municipal de Campo Grande, e a análise será apresentada em formato narrativo. Os resultados parciais indicam que o uso do aplicativo selecionado oportunizou modos outros de visualizar conceitos como: números opostos e módulo de números inteiros, além de favorecer a abordagem construcionista no ensino dos conceitos explorados.  Observou-se também o engajamento da turma nas discussões propostas e na apropriação dos conceitos explorados. Conclui-se ainda que, quando integrado ao currículo, no processo de construção dos conceitos proposto, o aplicativo selecionado, com a mediação do professor, contribuiu para a aprendizagem dos estudantes em relação ao conceito de números inteiros simétricos e módulo de números inteiros.

Biografia do Autor

Felipe Bernardino da Silva Lucas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFMS/ Campus de Três Lagoas (CPTL). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET), no grupo PET Conexões de Saberes Matemática (PCSMAT) durante os anos de 2022 e 2023. Membro dos grupos de pesquisas: Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT), orientado pela Prof. Dra. Suely Scherer; Didática, Educação Sexual e Artes (DiESA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) orientado pelo Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos. Editor Adjunto da Revista Ensin@ UFMS e Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Integração de Tecnologias Digitais.

Luiz Augusto Servin, Secretaria Municipal de Educação Campo Grande/MS - SEMED

Professor de Matemática. Cursou Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande /MS e da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Lotado, respectivamente nas unidades de ensino: Escola Municipal Professora Oliva Enciso e Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone.

Suely Scherer, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora associada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática. É doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado em Educação pela UFPR com estágio científico na Universidade de Lisboa. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, investigando questões relacionadas ao currículo escolar e cultura digital, aprendizagem e formação de professores. É líder do Getecmat - Grupo de Estudo em Tecnologia e Educação Matemática.

Publicado
2025-08-26
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025