INTRODUZINDO OS NÚMEROS INTEIROS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o ensino de números inteiros com o uso de Tecnologias Digitais (TD), em uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar o processo de aprendizagem de conceitos relacionados aos números inteiros em uma proposta de integração de TD ao currículo de matemática. A análise dos dados se orienta pelos estudos sobre integração curricular de TD e do construcionismo. Essa investigação faz parte de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada em uma escola municipal de Campo Grande, e a análise será apresentada em formato narrativo. Os resultados parciais indicam que o uso do aplicativo selecionado oportunizou modos outros de visualizar conceitos como: números opostos e módulo de números inteiros, além de favorecer a abordagem construcionista no ensino dos conceitos explorados.  Observou-se também o engajamento da turma nas discussões propostas e na apropriação dos conceitos explorados. Conclui-se ainda que, quando integrado ao currículo, no processo de construção dos conceitos proposto, o aplicativo selecionado, com a mediação do professor, contribuiu para a aprendizagem dos estudantes em relação ao conceito de números inteiros simétricos e módulo de números inteiros.

Biografia do Autor

  • Felipe Bernardino da Silva Lucas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

    Mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFMS/ Campus de Três Lagoas (CPTL). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET), no grupo PET Conexões de Saberes Matemática (PCSMAT) durante os anos de 2022 e 2023. Membro dos grupos de pesquisas: Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT), orientado pela Prof. Dra. Suely Scherer; Didática, Educação Sexual e Artes (DiESA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) orientado pelo Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos. Editor Adjunto da Revista Ensin@ UFMS e Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Integração de Tecnologias Digitais.

  • Luiz Augusto Servin, Secretaria Municipal de Educação Campo Grande/MS - SEMED

    Professor de Matemática. Cursou Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande /MS e da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Lotado, respectivamente nas unidades de ensino: Escola Municipal Professora Oliva Enciso e Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone.

  • Suely Scherer, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

    Professora associada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática. É doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado em Educação pela UFPR com estágio científico na Universidade de Lisboa. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, investigando questões relacionadas ao currículo escolar e cultura digital, aprendizagem e formação de professores. É líder do Getecmat - Grupo de Estudo em Tecnologia e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2025-08-26

Edição

Seção

Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025