INTRODUZINDO OS NÚMEROS INTEIROS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre o ensino de números inteiros com o uso de Tecnologias Digitais (TD), em uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar o processo de aprendizagem de conceitos relacionados aos números inteiros em uma proposta de integração de TD ao currículo de matemática. A análise dos dados se orienta pelos estudos sobre integração curricular de TD e do construcionismo. Essa investigação faz parte de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada em uma escola municipal de Campo Grande, e a análise será apresentada em formato narrativo. Os resultados parciais indicam que o uso do aplicativo selecionado oportunizou modos outros de visualizar conceitos como: números opostos e módulo de números inteiros, além de favorecer a abordagem construcionista no ensino dos conceitos explorados. Observou-se também o engajamento da turma nas discussões propostas e na apropriação dos conceitos explorados. Conclui-se ainda que, quando integrado ao currículo, no processo de construção dos conceitos proposto, o aplicativo selecionado, com a mediação do professor, contribuiu para a aprendizagem dos estudantes em relação ao conceito de números inteiros simétricos e módulo de números inteiros.