(RE)SIGNIFICAR O CURRÍCULO [DE MATEMÁTICA] NA EDUCAÇÃO CAMPO

APRENDER A LINGUAGEM DAS PLANTAS COM UMA MESTRA RAIZEIRA

Resumo

Esta comunicação aborda o currículo escolar [de Matemática] como um dos mais tensos campos em disputa em cada uma das áreas do conhecimento para ser (re)significado a partir de uma pesquisa de mestrado intitulada “Educação Matemática do campo em um giro de colonial com uma Mestra Raizeira” coletivamente realizada com a mestra raizeira Maria da Conceição Tomáz e os alunos do ensino infantil ao 5º ano da Escola Municipal Rio Vermelho da comunidade Lapinha em Morro do Pilar (MG, Brasil). O objetivo da pesquisa foi: analisar desdobramentos decoloniais para a educação [Matemática] do campo de uma problematização (in)disciplinar de práticas socioculturais de cuidado com plantas medicinais performadas em processos educativos emanados em projetos, encontros, feiras e oficinas junto a uma mestra raizeira de Morro do Pilar (MG). Foi realizada uma pesquisa qualitativa como ação coletiva, para escutar as vozes da comunidade para a preservação da identidade da mestra raizeira e como ela pode contribuir com o ensino na escola do campo para valorizar a realidade histórica e cultural, assim como para pensar desdobramentos para o campo do currículo.

Biografia do Autor

Carolina Tamayo, Universidad federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do grupo de pesquisa inSURgir (UFMG), do grupo “Educação, Linguagem e Práticas Culturais” da UNICAMP e “Matemáticas, Educación y Sociedad” da Universidade de Antioquia (Medellín, Colômbia). Coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática para Sul América. E-mail: carolina.tamayo36@gmail.com

Publicado
2025-08-27
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025