(RE)SIGNIFICAR O CURRÍCULO [DE MATEMÁTICA] NA EDUCAÇÃO CAMPO
APRENDER A LINGUAGEM DAS PLANTAS COM UMA MESTRA RAIZEIRA
Resumo
Esta comunicação aborda o currículo escolar [de Matemática] como um dos mais tensos campos em disputa em cada uma das áreas do conhecimento para ser (re)significado a partir de uma pesquisa de mestrado intitulada “Educação Matemática do campo em um giro de colonial com uma Mestra Raizeira” coletivamente realizada com a mestra raizeira Maria da Conceição Tomáz e os alunos do ensino infantil ao 5º ano da Escola Municipal Rio Vermelho da comunidade Lapinha em Morro do Pilar (MG, Brasil). O objetivo da pesquisa foi: analisar desdobramentos decoloniais para a educação [Matemática] do campo de uma problematização (in)disciplinar de práticas socioculturais de cuidado com plantas medicinais performadas em processos educativos emanados em projetos, encontros, feiras e oficinas junto a uma mestra raizeira de Morro do Pilar (MG). Foi realizada uma pesquisa qualitativa como ação coletiva, para escutar as vozes da comunidade para a preservação da identidade da mestra raizeira e como ela pode contribuir com o ensino na escola do campo para valorizar a realidade histórica e cultural, assim como para pensar desdobramentos para o campo do currículo.