PAPAPY KA’A GUY YGUA MBA’E
UMA ANÁLISE SOBRE NUMERAMENTO E SISTEMA DE CONTAGEM KAIOWÁ NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Resumo
A presente pesquisa está assentada em pressupostos do Programa de Etnomatemática na vertente de Ubiratan D’Ambrósio, em diálogos com os povos originários Kaiowá do Tekoha Jaguapiré, esse projeto discute como a comunidade Kaiowá de Tekoha Jaguapiré organizam seus cotidianos e, por sua vez, desenvolvem o seu saber/fazer matemático acerca de suas necessidades socioculturais. Nesse sentido, olhar para outras formas de saber/fazer matemático é reconhecer que cada grupo social possui um sistema de educação tradicional, construído a partir do fortalecimento de seus aspectos socioculturais. O foco será o conhecimento Kaiowá sobre os sistemas de numeramento, para buscar entender por que existem diferentes modos de contagem mesmo sendo da mesma etnia. A pesquisa é de caráter qualitativo e pretende-se produzir uma “etnografia de casa”. A pesquisa será feita em uma comunidade de Tekoha Jaguapiré, localizada no município de Tacuru, Mato Grosso do Sul. Espera-se contribuir com essa comunidade por meio dessa pesquisa, com o propósito de reconhecer e fazer ecoar os saberes kaiowá pela Etnomatemática, e colocar como uma opção de futuros resultados a produção de livros didáticos para escolas indígenas Guarani Kaiowá. Objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa que será desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.