MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE NÚMEROS

PERSPECTIVAS DOS ANOS INICIAIS À LUZ DA BNCC

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as habilidades matemáticas prescritas na Base Nacional Comum Curricular para os três primeiros anos do Ensino Fundamental que se referem ao uso de materiais manipuláveis para o ensino de números. Dessa maneira, realizamos um levantamento no documento curricular nos três primeiros anos desta etapa, que apontaram para os seguintes resultados: 1) o uso de materiais manipuláveis é indicado de maneira mais presente até o segundo ano; 2) a prescrição do material manipulável como suporte para o ensino de número remete a questão da formação do professor que atuará nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Rebeca Borges, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, discente no curso de Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Vinculada ao grupo de pesquisa MANCALA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente).

Sheila Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) , Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Vinculada ao grupo de pesquisa MANCALA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente). Estuda questões ligadas à formação e prática docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Publicado
2025-08-27
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025