ENTRE CENAS E JOGOS DE LINGUAGEM

POR UMA ATITUDE INVESTIGATIVA DESCONSTRUCIONISTA NA MATEMÁTICA

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a matemática como prática cultural, situada e plural, a partir da atitude terapêutica desconstrucionista que se apoia na perspectiva dos jogos de linguagem de Wittgenstein e da desconstrução de Derrida. Por meio de três cenas ficcionais protagonizadas por personagens como Tangranzito, professor Sábio e Tio Wittinho, são encenadas conversas e deslocamentos teóricos que colocam em questão a ideia de uma matemática universal, única e atemporal. O objetivo é discutir possibilidades teórico-metodológicas para a pesquisa em educação matemática, defendendo uma atitude investigativa que valoriza outros modos de pensar, ver e narrar a matemática. Com isso, busca-se abrir espaço para perspectivas que rompem com modelos tradicionais de pesquisa e ensino, acolhendo formas plurais de significar a matemática nos processos formativos.

Publicado
2025-08-27
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025