A ESCUTA EM AULAS DE MATEMÁTICA:
UMA POSSIBILIDADE DE ACOLHIMENTO
Resumo
A presente pesquisa emergiu de inquietações de como poderiam acontecer movimentos de escuta na Educação Básica. O objetivo proposto é escutar os estudantes sobre as suas perspectivas em relação à Matemática Escolar. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada em Campo Grande (MS), na qual uma das autoras deste trabalho é professora. O embasamento teórico está em discussões sobre a Imagem da Matemática e sobre a Escuta no ambiente escolar. Como possibilidade de escuta, disponibilizamos um questionário com cinco perguntas aos estudantes para investigar suas perspectivas em relação a aspectos cognitivos e afetivos que envolvem a Matemática. Algumas considerações feitas a partir do movimento de escuta e das respostas dos alunos: o questionário anônimo pode ser uma possibilidade de escuta, por meio da qual os estudantes podem expressar seus sentimentos em relação à Matemática; a escuta pode ser, para o professor, um instrumento potente para a avaliação e transformação de suas próprias práticas. A escuta pode ser um caminho para aulas de Matemática humanizadas, permeadas por afeto e acolhimento.