O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA:

OS MOVIMENTOS HISTÓRICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Resumo

Esta pesquisa, está vinculada ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), na linha de História, Filosofia e Educação Matemática, tem como objetivo produzir conhecimento histórico sobre os Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) na formação inicial e professores de matemática. A formação de professores de matemática no Brasil tem sido influenciada por diversos movimentos e reformas educacionais ao longo da história, “basicamente três correntes pedagógicas distintas formaram o cenário das lutas político-pedagógicas da primeira República: a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Libertária. ” Ghiraldelli Junior (2001, p. 19). Segundo (Carvalho, Pinto, 2024) ao longo do século XX podemos destacar algumas reformas educacionais importantes como, a Reforma Francisco Campos de 1931, Reforma Capanema em 1942, reforma criada por Ernesto Simões Filho chamada “Programa Mínimo” de 1951, e o Movimento da Matemática Moderna (MMM) em 1960 e criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBEN em 1961. Essas reformas e movimentos educacionais, causaram diversas mudanças no desenvolvimento da formação docente. Antes, a ênfase estava em métodos de ensino tradicionais, onde o foco é a memorização e reprodução de informações. Contudo, com o avanço das pesquisas em educação e a influência dos movimentos reformistas, percebe-se a necessidade de abordagens mais dinâmicas, ativas e reflexivas no ensino, essas reformas educacionais destacaram a importância de práticas que vão além de mera exposição de conteúdo. Saviani (2009) apresenta a seguinte cronologia considerando a partir da primeira república Estabelecimento e expansão do padrão das Escolas Normais (1890-1932), Organização dos Institutos de Educação (1932-1939), Organização e implantação dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura (1939-1971) Substituição da Escola Normal pela Habilitação Específica de Magistério (1971-1996). Dessa forma, os Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) se destacam como um espaço de formação inicial e continuada, integrando teorias e práticas que favorecem a compreensão e a construção do conhecimento matemática em situações concretas. No Brasil, a ideia de implementação desses ambientes formativos teve início em 1980, com o decreto n.º 1890, que criou o Pedagogium (Galber, 2018). No entanto, entre os anos 1913 e 1914, José Ribeiro Escobar já propunha as chamadas Salas Ambiente defendendo um ensino fundamentado na experimentação e vivências nesses espaços (Campos, 2020), porém, segundo (Santos, Rabelo) as implantações desses Laboratórios assumem maior incidência nas universidades ganham força entre 1980 e 1990. Diante dessa perspectiva, esta pesquisa visa analisar os movimentos históricos que cercam a criação e instalação dos primeiros Laboratórios de Ensino de Matemática na formação de professores de matemática junto aos primeiros cursos de Licenciatura em Matemática do Brasil a partir de 1934 com a criação da USP, assim como investigar quais movimentos que levaram à criação dos LEM junto às Instituições de Ensino Superior (IES). Ao analisar e investigar a trajetória histórica dos LEM, buscamos não apenas traçar o desenvolvimento e as transformações desses espaços educacionais, mas também compreender as influências que eles podem exercer sobre a formação dos professores de Matemática ao longo do tempo, diante a criação desses cursos de Licenciatura com a implantação das Universidades no Brasil. Nessa pesquisa, pretendemos destacar as principais influências teóricas, metodológicas e, por que não, políticas que moldaram a criação e o uso dos laboratórios, mostrando como esses espaços foram concebidos para atender as demandas do processo educacional em diferentes contextos e períodos históricos. Como resultado dessa pesquisa, pretendemos oferecer uma perspectiva de valorização dos Laboratórios de Ensino de Matemática e sua importância para o contexto histórico da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Thiago Pedro Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação para as Ciências. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e do Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mato Grosso do Sul, Brasil

Publicado
2025-09-08
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XIX SESEMAT - 2025