PROBLEMATIZAÇÕES SOCIOPOLÍTICAS EM PESQUISAS DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

UMA FOTO-ESCRITA-EXPERIMENTAÇÃO

Resumo

Neste ensaio produzimos uma foto-escrita-experimentação em meio às discussões de três teses de doutorado, em andamento, que problematizam questões econômicas, raciais e de gênero na área de Educação Matemática. O que pode uma foto? O que pode uma foto-escrita? O que pode uma foto-escrita-experimentação? As fotos não são apresentadas como figuras, mas sim como um movimento de compor com uma escrita. As foto-escritas não são dados a serem explicados/analisados, mas sim outro movimento que empurra e amplia nossos horizontes culturais. As foto-escrita-experimentações constituem como um modo de acontecer em pesquisa em uma Educação Matemática, em um projeto ético-onto-epistemológico. Rasuras, fissuras, espantos, torções, faíscas de um vazio sempre afirmativo, tornam-se efeitos de uma educação matemática.

Biografia do Autor

Thays Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Atualmente, é doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat). Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat) (2024). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021), foi bolsista pelos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e pelo Programa de Residência Pedagógica, ambas em Matemática. Atualmente faz parte dos Grupos de Pesquisa: NIEMS - Núcleo de Investigações em Educação Matemática e Sociedade e FAEM - Formação, Avaliação e Educação Matemática, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Onde pesquisa sobre o processo de formação de professoras negras, ou seja, Questões Raciais na Educação Matemática. Apresenta interesse nos seguintes temas: Formação de Professoras; Questões Raciais; Questões Sociais e Políticas; Debate de Gênero; Negritude; Identidade; Feminismo Negro; Interseccionalidade.

Natália Mayume Soares Moriya, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat). Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat) (2024). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021), foi bolsista pelo Programa de Residência Pedagógica, em Matemática. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa FAEM - Formação, Avaliação e Educação Matemática

Asaph Ortolani Bedoia, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Iniciou o curso de Matemática Licenciatura na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAq) em 2017 e concluiu sua graduação em 2021. Desenvolveu atividades no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2018 a 2019 na Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca em Aquidauana-MS. Participou do Programa Residência Pedagógica (RPP) em 2020 a 2021 na Escola Estadual Dóris Mendes Trindade em Aquidauana-MS. Atualmente esta no curso de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) atuando na linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado
2025-08-31
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025