PROBLEMAS DE GÊNERO NOS LIVROS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:

UMA INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DA ÚLTIMA DÉCADA

Resumo

O presente artigo parte do pressuposto de que ações em defesa da equidade de gênero e, também, da vida das mulheres, tão necessárias na atualidade, têm sido uma pauta onipresente em vários espaços do mundo ocidental, inclusive repercutindo na educação escolar e, como não podia deixar de ser, nos livros didáticos de matemática. Para tanto, nesta investigação são trazidos alguns resultados do campo da educação matemática sobre as temáticas de gênero para elucidar como o assunto vem sendo abordado nos últimos anos. Além disso, um livro do sexto ano do ensino fundamental é utilizado com objeto de análise para tentar descrever como o assunto vem sendo abordado mais recentemente. Os resultados apontam que a valorização social e cultura da mulher promovida, também, em livros didáticos de matemática traz consigo uma série de outras problemáticas enfrentadas não só por elas, mas por toda a sociedade contemporânea: os modos de vida (e de trabalho) orientados exclusivamente para atender as demandas de uma economia global capitalista.  

Publicado
2025-09-08
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025