“SERÁ QUE ERRARAM NO MEU LAUDO?”
VIVÊNCIAS, ESTIGMAS E RECONHECIMENTO NAS ALTAS HABILIDADES
Resumo
O presente trabalho aborda a problemática da invisibilidade dos estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AH-SD) nas escolas públicas brasileiras, destacando a importância da identificação e do atendimento adequado a esse público. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado de uma pesquisadora com Altas Habilidades tem como objetivo compreender a trajetória acadêmica, o processo de identificação e os impactos do atendimento educacional especializado na vida de Maria, uma jovem identificada com AH-SD na área de exatas. Metodologicamente, a pesquisa seguiu os princípios da Pesquisa Narrativa, uma abordagem qualitativa centrada nas histórias de vida de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, produzidas por meio de entrevistas online e transformadas em narrativas singulares, validadas pelos próprios participantes. Os resultados evidenciam que, embora estudantes com AH-SD apresentem elevado potencial cognitivo, enfrentam exclusões simbólicas e emocionais provocadas pela falta de preparo institucional e pelas expectativas sociais distorcidas sobre inteligência. A trajetória de Maria revela como o gênero, os estereótipos e a ausência de práticas inclusivas específicas podem gerar silenciamento, sofrimento psíquico e deslegitimação, mesmo diante de um laudo oficial.