A Exclusão escolar por meio da matemática

uma discussão teórica

  • Rafael Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste trabalho, é discutido sobre a matemática enquanto ferramenta que promove a exclusão social e sua relação com a cidadania a partir de um levanto bibliográfico não sistematizado. Um ensino alienante da matemática, focado em cálculos mecânicos, falha ao não desenvolver pensamento crítico, alienando os estudantes de sua realidade. A "Ideologia da Certeza" é destacada nesse processo, tornando matemática como absoluta e apolítica, o que “valida” discursos de controle social e opressão, como a ideia de que "números não mentem". Aulas descontextualizadas, sem relação com problemas reais, podem auxiliar a perpetuar injustiças e limitam a autonomia intelectual, reduzindo os alunos a executores passivos. Como uma alternativa, alguns autores propõem integrar métodos como a etnomatemática e a modelagem, aproximando o conteúdo do cotidiano dos estudantes e estimulando reflexão crítica. Outras pesquisas advogam que se deveriam abandonar práticas mecanizadas, priorizando diálogos e questionamentos que fortaleçam a cidadania, especialmente para grupos marginalizados. Repensar o ensino da matemática é um ato político essencial para formar cidadãos capazes de desconstruir verdades impostas e promover equidade.

Publicado
2025-09-08
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025