COSTURANDO SENTIDOS ENTRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A MATEMÁTICA FINANCEIRA:

UM ROTEIRO METODOLÓGICO EM CONSTRUÇÃO

  • Ana Carolina Rosa Rodrigues de Freitas UFMS
  • Marcio Antonio da Silva

Resumo

Este trabalho narrativo apresenta uma experiência investigativa no campo da Educação Matemática Crítica (EMC), com ênfase na Matemática Financeira (MF), centrada na elaboração crítica de um roteiro metodológico para grupos focais. O objetivo da pesquisa foi compreender como elaborar um roteiro capaz de provocar discussões significativas que articulem EMC e MF. Para isso, foram utilizados artifícios visuais, como colagens de manchetes de jornais, com o intuito de estimular reflexões críticas, fomentar a escuta ativa e ampliar a participação dos(as) envolvidos(as). A elaboração do roteiro ocorreu por meio de uma tabela analítica que integrou teoria, prática e análise, evidenciando a intencionalidade pedagógica por trás de cada escolha metodológica. O processo revela desafios recorrentes entre pesquisadores(as) iniciantes, como a insegurança e a dificuldade de organização das ideias, mas também indica caminhos promissores quando há coerência entre referencial teórico, objetivos e instrumentos de investigação. Por fim, o estudo destaca a importância de se repensar o currículo da MF à luz da EMC.

Publicado
2025-09-08
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025