TRÊS PERCURSOS TENSIONADORES DE UM CAMPO:
CONVERGÊNCIAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo analisa três dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, que, apesar de seus distintos enfoques, interagem ao desafiar narrativas homogêneas sobre o ensino da matemática. A primeira dissertação explora a defesa de Nísia Floresta pelo ensino científico, ressaltando a importância do acesso das mulheres à educação matemática no século XIX. A segunda investiga as vivências escolares de alunos com discalculia, enfatizando a importância de intervenções pedagógicas que reconheçam a singularidade do sujeito e rompam com práticas classificatórias e excludentes. Por fim, a terceira dissertação analisa contextos educativos em assentamentos rurais, revelando como a luta pela terra está intrinsecamente ligada ao acesso ao conhecimento matemático. Ao fazer ecoar vozes historicamente marginalizadas e silenciadas, essas pesquisas reivindicam uma Educação Matemática crítica, plural e comprometida com a justiça social, rompedores de versões únicas da história e ampliadoras dos contornos dessa área do conhecimento.