PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS:
UM OLHAR PARA OS ARTIGOS PUBLICADOS NO ENEM DE 2019
Resumo
Este trabalho corresponde a uma etapa inicial da pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS). Como fruto da Revisão de Literatura acerca da temática em tela, o objetivo é realizar um mapeamento das produções apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), com a finalidade de identificar estudos que possam subsidiar parte da constituição do referencial teórico da tese. A metodologia adotada tem natureza qualitativa, seguindo os princípios do tipo "Estado da Arte", sendo este o procedimento recorrido para a análise dos dados, com foco nas produções do referido evento na edição de 2019. Em resumo, os resultados indicaram uma escassez de trabalhos relacionados à temática investigada, o que reforça a importância da investigação que estamos a desenvolver, a qual propõe abordar, com professoras dos anos iniciais, aspectos ligados à unidade temática "Probabilidade e Estatística".