PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS:

UM OLHAR PARA OS ARTIGOS PUBLICADOS NO ENEM DE 2019

Resumo

Este trabalho corresponde a uma etapa inicial da pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS). Como fruto da Revisão de Literatura acerca da temática em tela, o objetivo é realizar um mapeamento das produções apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), com a finalidade de identificar estudos que possam subsidiar parte da constituição do referencial teórico da tese. A metodologia adotada tem natureza qualitativa, seguindo os princípios do tipo "Estado da Arte", sendo este o procedimento recorrido para a análise dos dados, com foco nas produções do referido evento na edição de 2019. Em resumo, os resultados indicaram uma escassez de trabalhos relacionados à temática investigada, o que reforça a importância da investigação que estamos a desenvolver, a qual propõe abordar, com professoras dos anos iniciais, aspectos ligados à unidade temática "Probabilidade e Estatística".

Biografia do Autor

Jocelei Miranda da Silva, UFMS

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Fedeal de Mato Grosso do Sul. Licenciado em Ciências - Matemática pelo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente das redes pública e privada de Campo Grande - MS. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente. 

Publicado
2025-08-31
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025