MOBILIZANDO PERCEPÇÕES PARA UM ENSINO DE MATEMÁTICA INTERDISCIPLINAR EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA

  • Gabriel Willyan Pinheiro de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Este texto apresenta uma atividade realizada em uma comunidade ribeirinha de Parintins, Amazonas, como parte das ações de inserção social vinculadas a uma dissertação de mestrado. A proposta, fundamentada na etnomatemática e no reconhecimento dos saberes tradicionais, envolveu estudantes na produção de registros fotográficos do cotidiano local, seguidos por uma roda de conversa com professores e membros da comunidade. A experiência permitiu identificar conceitos matemáticos presentes em práticas como a pesca, o cultivo e a organização do espaço, utilizando as imagens como ferramentas para refletir sobre a cultura ribeirinha enquanto fonte legítima de conhecimento. Além disso, a atividade contribuiu para o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às especificidades amazônicas e para a formação docente comprometida com as realidades locais, evidenciando o papel social da universidade pública.

 

Publicado
2025-09-03
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025