AS GEOMETRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO DO SUL:
UMA REVISÃO A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar pesquisas de mestrado e doutorado que abordam a relação entre as disciplinas de geometria e a formação de professores de matemática em Mato Grosso do Sul. Por meio de uma revisão bibliográfica, selecionamos trabalhos acadêmicos que tratam especificamente da presença, do papel e dos desafios da geometria nos cursos de formação docente na região. A partir da análise desses estudos, buscamos compreender como a geometria tem sido inserida nas propostas formativas, quais enfoques têm sido dados ao seu ensino e como fatores históricos, políticos e regionais influenciaram essa construção ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que há diferentes enfoques para as disciplinas que envolvem a geometria e que seu ensino na graduação está intimamente relacionado as características do corpo docente. Investigar essa trajetória permite reconhecer a singularidade da formação em matemática na região e refletir sobre possibilidades de aprimoramento dos cursos, e particularmente no ensino de Geometria.