CHATGPT NA RODA EM SALA DE AULA

UM NOVO INTEGRANTE NA EQUIPE

Resumo

A inteligência Artificial Generativa (IAG) se tornou uma ferramenta que pode auxiliar algumas tarefas em quase todas as áreas do conhecimento na atualidade, em particular, na educação. Dessa forma, nosso objetivo visa explorar como a inteligência Artificial Generativa vem sendo utilizado durante o ensino e aprendizagem na Educação Básica. Para os procedimentos metodológicos recorrendo à pesquisa qualitativa com viés exploratório, buscando encontrar trabalhos consolidados da Educação e Educação Matemática. Dentre os cinco estudos selecionados na plataforma Google Acadêmico e analisados, podemos perceber que a Inteligência Artificial Generativa pode contribuir com interdisciplinaridade, além disso, os autores advertem sobre o cuidado ético com os resultados apresentados por essas tecnologias, bem como com a formação continuada de professores voltados para as IAG, nos diferentes níveis.

Biografia do Autor

Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS — 2022). Especialista em Alfabetização Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018 – 2021). Representante discente do Instituto de Matemática (INMA) da UFMS - 2023. Membro do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Editor Adjunto da Revista Ensin@ UFMS e Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área da em Educação Matemática: Ensino e Aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática. Participei do Grupo PET Conexões de Saberes Matemática - Egresso da UFMS-CPTL.

DÉBORA DE SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã - MS (2016). Mestre em Educação Matematica pelo Universidade Federal de Mato Grosso do sul - Campo Grande. doutoranda em em Educação Matematica pelo Universidade Federal de Mato Grosso do sul - Campo Grande. PPegdumat. participante do Grupo da Formação, Estudos e Pesquisa em Educação Matematica.(GFEPEM). Coordenadora do projeto LEMat- Laboratório de Educação Matemática - Aprendendo Matemática de forma concreta, financiado pela FUNDECT. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) MAT/Conexão de Saberes. É colaboradora do projeto Formando professores para o ensino de Matemática - um elo entre a teoria e prática; colaboradora do projeto LEPMAT- Laboratório de ensino e pesquisa em matemática; é professora da da rede publica de ensino de Mato Grosso do sul, e do municipio de Campo Grande.

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2000), É mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutora no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atuou como professora na Faculdade de Filosofia e Letras de Mandaguari. (2009). Foi Professora Concursada da Rede Estadual de Educação do PR, ministrando aulas no Ensino básico (2004-2010). É professora adjunta (dedicação exclusiva) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenou o curso de Matemática de 2013 a 2016 e atuou como diretora de campus de 2017 a 2021 no Campus Ponta Porã/MS (CPPP). É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS/Campo Grande/MS, atualmente faz parte do quadro de professores do Instituto de Matemática (INMA/UFMS). Recebeu o Título de "Professor de Magistério Superior Emérito.(2022) " Atua como secretária na Secretaria de Programas e Projetos (SEPEX) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes da UFMS. É Diretora da SBEM- MS.

Publicado
2025-09-03
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025