HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO TEOREMA DE TALES
Resumo
Este artigo propõe uma atividade de ensino do Teorema de Tales, alinhada à habilidade “EF09MA14” da Base Nacional Comum Curricular. A proposta foi desenvolvida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola localizada em Ponta Porã, MS. A abordagem adotada integrou a História da Matemática à resolução de problemas. Inicialmente, identificou-se que os alunos apresentavam dificuldades em compreender o conteúdo apenas por meio de explicações de forma expositiva. Diante disso, recorreu-se a uma contextualização histórica, por meio da narrativa sobre Tales de Mileto e sua medição da Pirâmide de Quéops, o que possibilitou aos estudantes visualizar, de forma concreta, a aplicabilidade do teorema. Na sequência, foram realizadas atividades práticas, como a medição de estacas dispostas no chão e o cálculo da altura corporal com base nas proporções do teorema. Os resultados mostraram que a metodologia adotada parece ter favorecido a compreensão dos conceitos, que os alunos pareciam interessados e participativos. Considera-se que a integração entre História da Matemática, resolução de problemas e abordagem construtivista pode ser uma estratégia pedagógica eficaz para aprendizagem do ensino do Teorema de Tales, que promove um ambiente de aprendizagem ativo e estimulante.