UMA ANÁLISE DA INTRODUÇÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM UMA INCÓGNITA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

  • Anderson Soares Muniz UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS

Resumo

Este artigo procura descrever as praxeologias Didáticas e Matemáticas adotadas pelo autor Luiz Roberto Dante do livro didático de Matemática, intitulado tudo é matemática da editora ática. Temos interesse em analisar as atividades que podem ser resolvidos por meio de uma equação do primeiro com uma incógnita. A partir de uma análise de conteúdo, com tratamento praxeológico buscamos responder a seguinte questão: A introdução do conteúdo equações do primeiro grau favorece o surgimento da atividade matemática? Na primeira parte do texto apresentamos algumas noções da teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Yves Chevallard, que subsidiou nossas análises referentes às Organizações Didáticas e Matemáticas. Na segunda parte dedicamos aos procedimentos metodológicos adotados na introdução deste conteúdo matemático que é o cerne de nossas reflexões. Também discutiremos a ocorrência ou não dos momentos de estudo presente nas atividades selecionadas do referido livro. Finalmente apresentamos nossas análises através das noções de praxeologia, envolvidas no extrato do livro didático que analisamos. A partir dessas discussões, estamos atentos aos aspectos o qual professor e aluno se envolvem nas atividades que são proposta. Foi possível identificar que as práticas implementadas por este autor podem ser conjuntamente instituídas por professor e alunos, na atividade matemática, ou compartilhadas nos momentos de estudo, existe uma valorização pela institucionalização do saber matemático. Uma das características que determinará as praxeologias didáticas ou matemáticas está subordinada as escolhas do professor, no seu fazer docente. Acreditamos ser necessário entender essa dialética entre os atores, envolvidos, suas relações e responsabilidades frente aos desafios de ensinar e aprender matemática.

Referências

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