OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE NÚMEROS DECIMAIS

  • Anelisa Kisielewski Esteves UFMS
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS

Resumo

Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida através de investigação qualitativa junto a sete professores de uma escola municipal de Campo Grande/MS, que tem como objetivo investigar os conhecimentos dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental sobre números decimais e a relação com sua prática pedagógica. Para coleta de dados foram realizadas: observação de algumas aulas de Matemática; cinco sessões de atividades, com os professores, sobre números decimais, nas quais foram propostas atividades que envolveram o conceito de números racionais, as operações com números decimais e as relações estabelecidas entre os números decimais e os sistemas de medidas e monetário; análise de documentos  cadernos de alguns alunos e caderno de plano dos professores) e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados e categorizados, tendo como referência os estudos de Shulman sobre a base de conhecimentos dos professores, focando três vertentes: conhecimento do conteúdo específico, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular. São apresentados neste texto os conhecimentos do conteúdo específico – números decimais – dos professores em questão. Os dados analisados revelam que existem lacunas no conhecimento específico sobre números decimais desses professores, tanto nas estruturas substantivas, como nas estruturas sintáticas, as quais interferem em seu conhecimento pedagógico do conteúdo e também em seu conhecimento curricular, influenciando diretamente sua prática pedagógica. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de, nos cursos de formação inicial e continuada, ser revista a atenção dada aos conhecimentos matemáticos, principalmente no caso dos professores que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Referências

ABRANTES, P.; SERRAZINA, L.; OLIVEIRA I. A Matemática na Educação Básica. Ministério da Educação: Departamento da Educação Básica, 1999.

BODGAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto, 1994.

BRASIL: Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CUNHA, M. R. K. A quebra da unidade e o número decimal: um estudo diagnóstico nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: PUC, 2002.

CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de doutorado em Educação Matemática. São Paulo: PUC, 2004.

DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Trad. Sandra Regina Netz. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FIORENTINI et al. Formação de Professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos de pesquisa brasileira. Revista Educação em Revista – Dossiê Educação Matemática, Belo Horizonte: UFMG, 2003.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, Liber Livro Editora, 2007.

LOPES, C.A.E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na Educação Infantil. Tese de doutorado em Educação: UNICAMP, 2003.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NACARATO, A.M.; PASSOS, C.L.B.; CARAVALHO, D.L. de. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké, Cempem, Unicamp, v. 12, n.21, p.9-33, jan./jun. 2004.

PONTE, J. P.; SANTOS, L. Práticas lectivas num contexto de reforma curricular. Quadrante, Lisboa: APM, nº. 7, p. 3-32, 1996. Disponível em:

<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/curso_rio_claro.htm> Acesso em 5 jan. 2008.

SERRAZINA, Lurdes. Reflexão, conhecimento e práticas letivas em matemática num contexto de reforma curricular no 1º. Ciclo. Quadrante, Lisboa: APM, n.8, p.139-168, 1999.

SERRAZINA, Lurdes. A formação para o ensino da Matemática: perspectivas futuras. Educação Matemática em Revista. Ano 10, nº. 14, p. 67-73, 2003.

SILVA, V. L. Números Decimais: No que os saberes de adultos diferem dos de crianças? Dissertação de Mestrado em Educação, Recife: UFPE, 2006.

SHULMAN, Lee. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher: Washington, v. 15, n.2, February, 1986. p.4-14.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. v. 57, n.1 Febuary, 1987. p. 1-22.

SHULMAN, Lee.; WILSON, S. M.; RICHERT, A. E. - 150 different way‟s of knowing: representations of knowledge in teaching. Exploring Teachers Thinking, 1987. p.104-124.

SHULMAN, Lee.; WILSON, S. M.; GROSSMAN, P. L. Teachers of Substance: subject matter knowledge for teaching. In: Knowledge Base for the Beginning Teacher. Ed Maynard C. Reynolds. For the American Association of Colleges for Teacher Education. Nova Yorque: Pergamon Press, 1989. p.23-36.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ZUNINO, D. L. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995