ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA LINHA DE PESQUISA ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO / UFMS NO PERÍODO DE 1994 a 2008.

  • Bernardete Maria Andreazza Gregio UFMS
  • José Felice UFMS

Resumo

Neste artigo são apresentados os dados de um estudo que teve como pressuposto, a análise documental, de relatórios de dissertação, através da seleção, leitura e análise da produção da Linha de Pesquisa de Ensino de Ciências e Matemática por meio de amostragem com a finalidade de desvelar as tendências epistemológicas da produção, levantamento de temas, referenciais teóricos, métodos, e objetos de investigação realizada nos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação – da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Além de sistematizar a produção existente na área, faz-se necessário compreender as lacunas existentes nesse campo de investigação. Nesse sentido, os resultados apontam que a Linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática tem produzido trabalhos voltados para a teoria francesa, entre elas destaca-se a Engenharia Didática a Teoria Antropológica do Didático e a utilização do software aplusix. Os trabalhos, de um modo geral, foram realizados tendo como campo de pesquisa o ambiente escolar, privilegiando formas de ensinar Matemática a alunos do Ensino Fundamental. A análise do Livro Didático de Matemática também aparece nos trabalhos, no entanto, a crítica não oferece subsídios consistentes para futuras mudanças na utilização do material de apoio, ou seja, o manual didático que é o Livro. Os estudos que tratam de formação continuada evidenciam que a mesma não provoca os efeitos desejados na prática de sala de aula, pois há um distanciamento entre a ação docente e os estudos teóricos, aos quais os professores são submetidos. Por fim, este trabalho é um levantamento e não oferece uma análise aprofundada, é uma análise ainda superficial que merece ser melhor compreendida e assim, trazer algumas contribuições que poderão subsidiar novas investigações na produção da linha pesquisa de Ensino de Ciências e Matemática como foco de atenção.

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