O ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS LINEARES DO PRIMEIRO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO BRASILEIRO, UM ENFOQUE NOS REGISTROS UTILIZADOS EM UM LIVRO CONTEMPORÂNEO.

  • Enoque da Silva Reis UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS

Resumo

O objetivo desse artigo é divulgar um recorte de uma pesquisa em andamento, em nível de mestrado, cuja finalidade é o estudo de sistemas de equações algébricas lineares do primeiro grau em livros didáticos utilizados no ensino brasileiro. As fontes utilizadas serão, contudo, dois livros didáticos adotados no Colégio Dom Pedro II e dois livros contemporâneos, assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as resenhas do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD - 2008) e programas de estudos do Colégio Dom Pedro II. Para estudar esse objeto, a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard será adotada como referencial teórico, e faremos uma abordagem metodológica baseada na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Além desses referenciais, utilizaremos experiências absorvidas a partir de leituras e análises de pesquisas que de alguma forma caminham paralelamente como o nosso objeto de estudo.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2006

BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática- 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático,2008. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/download/pnld/editalpnld2007.pdf. >. Acesso em: 06.12.2008.

CHEVALLARD, Y; BOSCH, M; GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

CHEVALLARD, Y. (1999) L‟analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, vol. 19, n. 2, p. 221-266. Tradução em espanhol de Ricardo Barroso Campos. Disponível em: <http://www.uaq.mx/matematicas/redm/art/a1005.pdf>. Acesso em 15 jan. 2007.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. Ostensifs et sensibilité aux ostensifs dans l'activité mathématique. Artigo publicado na RDM - Recherches en Didactique des Mathématiques, no 19/1, 1999, p. 77-124.