AS ABORDAGENS DOS LOGARITMOS EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS EM ÉPOCAS DISTINTAS

  • Irene Coelho de Araújo UFMS
  • Cleiton Martins Machado UFMS
  • Eder Pereira Neves UFMS

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em investigar se houve mudanças significativas nas abordagens de logaritmos apresentadas por dois livros didáticos de Matemática em épocas distintas. Para isso analisamos dois livros, ambos do 1º ano, um publicado em 1995 destinado aos alunos do antigo 2º grau e o outro publicado em 2004, analisado e aprovado pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM/2006), com o Ensino Médio fazendo parte da Educação Básica. Encontramos nos documentos oficiais do Ministério da Educação (LDB 9394/96, PCNEM/1999, PCN+/2002, orientações curriculares para o Ensino Médio/2006) e outras pesquisas embasadas na História da Matemática e na Educação Matemática, elementos que nortearam o nosso estudo. Os livros foram classificados de acordo com as abordagens de Quintanilha e Miorim (2005) e analisados através das seguintes categorias: forma de introdução do conceito, apresentação de problemas e inclusão de fatos históricos. Os dois livros analisados apresentaram algumas semelhanças, porém o livro mais atual trouxe uma atividade contextualizada para introduzir o conteúdo, enquanto o livro mais antigo introduziu a partir da definição, mas ambos apresentaram poucas atividades que envolviam a contextualização e a interdisciplinaridade, que são as perspectivas defendidas pelos documentos oficiais. Pudemos notar que embora algumas mudanças significativas tenham ocorrido na abordagem do conteúdo, ainda persiste a modalidade pré-universitária, na qual valoriza a aplicação de técnicas para resolução de exercícios. Classificamos o livro publicado em 1995 como abordagem tradicionaltecnicista, pois ele já introduz o conteúdo a partir da definição, não permitindo uma maior participação do aluno na construção do conceito, enquanto o livro publicado em 2004 foi classificado na abordagem híbrida, pois apesar de introduzir o conceito a partir de uma situação-problema, ainda apresenta poucos problemas contextualizados.

Referências

BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Editora Edgard Blücher. Ltda, 1976.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2.

BRITO, Arlete de Jesus. A História da Matemática e a Educação de Professores. In. Revista: Educação Matemática, Porto Alegre, número 22, ano, pp.13-15, jun. 2006.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Tradução: Higino H. Domingues. Campinas SP: editora da UNICAMP, 2004.

IEZZI, Gelson et al. Matemática: Ciência e Aplicações. 1ª série. Ensino Médio. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2004. Coleção: Matemática – Ciência e aplicações.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar II – Logaritmos. 8ª ed. São Paulo: Atual, 1993.

LIMA, Elon Lages. Logaritmos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1996. Coleção do Professor de Matemática.

QUINTANILHA, Rafael Bonato; MIORIM, Maria Ângela. A Proposta do Ensino de Matemática em Livros de Didáticos Atuais de Matemática. Faculdade de Educação - FE, UNICAMP. 2005. Disponível em: http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xiiicongresso/resumos/011184.pdf. Acessado em: 08/10/2008.

SILVA, Maria José Ferreira da. Sobre a Introdução do Conceito de Número Fracionário. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. 1997. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – São Paulo.

YOUSSEF, Antonio Nicolau; FERNANDEZ, Vicente Paz. Matemática – Conceitos e Fundamentos. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 1995.