DESENCADEANDO MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXÃO, INSTRUMENTAÇÃO E COLABORAÇÃO

  • Juliana Xavier Silva UFMS
  • Marilena Bittar UFMS

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática realizada entre março de 2007 e julho de 2008. O objetivo dessa pesquisa de cunho qualitativo é investigar as mudanças suscitadas na prática docente de três professores de Matemática com a inserção do computador em suas aulas. Fizemos um recorte apresentando análises de dados relativos à prática docente do professor Álisson, um dos três sujeitos dessa pesquisa. Álisson é participante do GETECMAT, um grupo de formação de professores que estuda a inserção de tecnologias nas práticas de professores que ensinam Matemática na Escola Básica em escolas públicas e particulares de Campo Grande, MS. Baseamo-nos em Huberman para entender como as mudanças acontecem no campo da Educação. A Teoria da Instrumentação nos auxiliará na compreensão dos processos em que os professores utilizam o computador como instrumento de ensino e de como a utilização desse instrumento pode influenciar e trazer mudanças para suas práticas. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e de um diário de itinerância. Acreditamos que a dinâmica de ação-reflexão-ação proposta pela pesquisa-ação, seguida pelo GETECMAT trouxe mudanças para a prática docente do professor Álisson em relação ao desenvolvimento da autonomia para a prática da informática educativa13, à segurança na escolha e utilização de softwares voltados para o ensino de Matemática e contribuindo com o seu desenvolvimento profissional. Em outras palavras, a dinâmica de ação-reflexão-ação proposta pelo GETECMAT incentivou o professor Álisson a refletir sobre sua prática de forma coletiva e a investigar problemas que tinha significado para ele.

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