A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO BRASIL: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS EM TRABALHOS ACADÊMICOS
Resumo
O presente artigo foi organizado para fins didáticos a outras pesquisas, isto é, para servir como manual de consulta a quem interessar o assunto da Transposição Didática na Matemática. Para redigi-lo foram analisadas treze referências entre teses, dissertações e artigo, que fizeram parte de uma
revisão bibliográfica minuciosa. Contudo, a metodologia adotada não teve como pretensão um estudo tipo estado da arte. Isso porque, o objetivo principal deste artigo não foi resumir o que cada trabalho realizou, mas sim, fazer uma discussão sobre as concepções evidenciadas pelos autores acerca do conceito da Transposição Didática, esperando com isso ampliar as concepções inerentes ao tema em questão. Para realizar a discussão entre os trabalhos, o artigo tomou como referência o livro do estudioso Yves Chevallard, La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado, o qual serviu também de fonte bibliográfica para a maioria dos trabalhos consultados. Este objetivo principal ficou designado à primeira parte do artigo, quando discute os múltiplos olhares sob o processo de transposição didática. Já a segunda parte, abordará dois conceitos que a literatura atual veio chamar de transposição didática interna e transposição didática externa. A escolha por discorrer sobre os tipos de transposição deve-se ao fato de que não estão bem definidas para alguns autores as suas conceituações, o que dá margem a dubiedade e discussões. Dessa forma, o artigo apresentará elementos subjacentes ao processo de Transposição Didática e ainda mostrará concepções que se contradizem e, ao final, evidenciará o ponto de vista que norteou a composição deste artigo e que também fundamentou a análise dos trabalhos.
Referências
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