O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

  • Bernardete Maria Andreazza Gregio UFMS
  • Marilena Bittar UFMS

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática, com o objetivo de investigar e analisar a inserção e a integração de tecnologias na prática pedagógica de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais em uma escola da rede pública estadual de Campo Grande/MS. O quadro teórico utilizado nesta pesquisa está ligado ao paradigma da formação de professores sob a perspectiva metodológica da pesquisa-ação pelo seu potencial de impacto na formação e atuação docente, com perspectivas de mudança da prática pedagógica. Esse processo é favorecido pela reflexão do professor sobre a própria prática pedagógica que ocorre em parceria com a pesquisadora. A teoria da instrumentação foi utilizada para análise dos dados no que tange ao processo de instrumentação e  nstrumentalização, que permite observar e analisar de maneira detalhada as ações dos professores quando utilizam recursos tecnológicos na sua prática pedagógica. Participam da pesquisa seis professoras e os dados foram coletados mediante discussões coletivas, observações, entrevista semiestruturada, questionário entre outros. O trabalho com as professoras foi iniciado em 2009 e teve continuidade ao longo de 2010 propiciando uma dinâmica de trabalho cooperativo rica em discussões, reflexões e intervenções em torno da integração de tecnologias no ensino da Geometria. Os resultados parciais revelam que as dificuldades das professoras para integrar as tecnologias no ensino da Matemática estão relacionadas à falta de formação, tanto para o uso de tecnologias, quanto para o próprio ensino da Matemática o que endossa a necessidade da formação continuada em serviço.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith Alves., Gewandsznajder, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. Sp: Pioneira Thomson. 2002.

BITTAR, Marilena. O uso de softwares educacionais no contexto da aprendizagem virtual. In: Educação e Arte no Mundo Digital, 103-113. Ed. UFMS, Campo Grande: MS. 2000ª.

BITTAR, Marilena. Informática na Educação e formação de professores no Brasil In: Série-Estudos. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande: MS, 10, 91-106. 2000b.

BITTAR, Marilena. A escolha do software educacional e a proposta pedagógica do professor: estudo de alguns exemplos da Matemática. In: Educação Matemática, Tecnologia e Formação

de Professores: algumas reflexões. / (Orgs.) de Willian Beline e Nielce Meneguelo Lobo da Costa. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010 - p. 215-242.

BITTAR, Marilena., Freitas, José L. M. de. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande: UFMS. 2ª ed. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, V.8. 1997.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. Reflexões sobre tecnologia e Mediação Pedagógica na Formação do Professor de Matemática. In: Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. / (Orgs.) de Willian Beline e Nielce Meneguelo Lobo da Costa. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010 - p. 85-116.

GRAVINA, Maria A., Santarosa, L. M. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. IV Congresso RIBIE, Brasília. 1998.

GREGIO, Bernardete M. A. O uso das TICs e a formação inicial e continuada de professores do ensino fundamental da escola pública estadual de Campo Grande/MS: uma realidade a ser construída. Campo Grande.339p. Dissertação (mestrado). UCDB. 2005.

GREGIO, Bernardete M. A. O uso de tecnologias na prática pedagógica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental: uma análise da produção de quatro importantes periódicos nacionais no período de 2004 a 2008. SIPEM. Anais – UCB. 2009.

NACARATO, Adair. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currículo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando geometria. Tese. UNICAMP. 2000

PAVANELLO, Regina M. O abandono do ensino da geometria: uma visão histórica. Dissertação (mestrado) UNICAMP. 1989

PAVANELLO, Regina M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetiké, ano 1, (1), 7-17. 1993

RABARDEL, Piere. Les hommes et les technologies. approche cognitive des instruments contemporains. Paris : Armand Colin. 1995.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 1994.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 2007. ZEICHNER, Kenneth M.A formação reflexiva dos professores: idéias e práticas. Lisboa, Portugal: Educa. 1998.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021