ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO LICEU DE GOIÁS: ANÁLISES PRELIMINARES
Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem por objetivo analisar alterações ocorridas em conjuntos de elementos de ensino, formados pelos conteúdos e aspectos metodológicos, que podem ser identificados na trajetória da matemática ensinada no Liceu de Goiás, no período compreendido entre 1858 e 1918. A partir da análise deste conjunto de elementos, este estudo buscou determinar um perfil didático para matemática ensinada no Liceu entre 1858 e 1888. Para que as análises ocorressem foi indispensável o aporte de referenciais teórico-metodológicos, como André Chervel, que reflete sobre o campo da história das disciplinas escolares e de Marc Bloch, que ensina o ofício de historiador. Também foi necessário estar diante de fontes históricas primárias que pertenceram ao arquivo escolar do Liceu como programas de ensino e regulamentos, livros didáticos, memorial histórico da instituição, livro de registros de docentes. Além de leis, decretos e relatórios de governantes acessados por meio das fontes oficiais digitalizadas. Os primeiros resultados apontam que não há uma identidade didática própria para a matemática escolar no período, mas um forte momento de tensões enfrentado pelo ensino da disciplina, revelando-se como um período de transição que antecede e anuncia um novo conjunto de elementos. As análises consideraram a relação de dependência Liceu de Goiás (província) ao Colégio Pedro II (corte), modelo de ensino secundário para os demais estabelecimentos de instrução. Ao pesquisar sobre a história do ensino de uma disciplina o professor se torna produtor de conhecimento estabelecendo um diálogo entre o que é novo e o que lhe foi legado, passando, então, a questionar cada um destes elementos, produzindo, desse modo, história da educação matemática de modo histórico.Referências
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Sites acessados: www. crl.edu.br – Documentos brasileiros oficiais – Império – República www2. camara.gov.br – Leis e Decretos oficiais.