UM ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO VALORIZADAS POR UMA “BOA” ESCOLA

  • Vanessa Franco Neto UFMS
  • Marcio Antonio da Silva UFMS

Resumo

O presente artigo será exposto como o recorte de uma pesquisa que se encontra em andamento para a elaboração de uma dissertação no programa de pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Neste recorte da investigação, serão apresentadas as análises feitas a partir das entrevistas realizadas com parte da equipe de gestores: uma coordenadora e uma supervisora; de uma escola que obteve um ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2009. Estas entrevistas tratam das características dos docentes de matemática do Ensino Médio valorizas ou desvalorizadas por estes gestores. No entanto, ao longo de toda a pesquisa, serão realizadas também, entrevistas e as consequentes análises destas, questionando os posicionamentos dos próprios professores de matemática que atuam no ensino médio da instituição. Buscaremos também evidências da influência da cultura da performatividade no perfil profissional destes docentes. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com a coordenadora pedagógica, a supervisora e quatro professores de matemática do ensino médio da referida instituição de ensino. Para a análise dos dados, categorizamos as transcrições a partir das competências profissionais para ensinar, elencadas por Perrenoud (2000) e indícios da cultura da performatividade, segundo o conceito de Ball (2005). Verificamos que as competências valorizadas pelas gestoras são influenciadas diretamente pela necessidade de obter bons resultados em avaliações internas e externas. Também constatamos que boa parte das ações da equipe gestora sobre o corpo docente consiste em “alinhar” estes professores de acordo com um objetivo preponderante: aprovar seus estudantes nos mais concorridos vestibulares do país.

Biografia do Autor

Vanessa Franco Neto, UFMS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Marcio Antonio da Silva, UFMS
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BALL, S. J. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade, Cadernos de Pesquisa, volume 35, n. 126, p. 539-564, set./dez, 2005.

BOGDAN, R. C. & BIKLEN, S. K.. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto editora, 1994.

PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre, RS, Artmed, 2000.

PONTE, J. P. O Estudo de Caso na investigação em Educação Matemática. Quadrante, 3(1), 3-18, 1994.

SANTOS, L.L.C.P. Formação de Professores na Cultura do Desempenho. Educ. Soc., vol. 25, n. 89, p. 1145-1157, Campinas, SP, Set./Dez, 2004.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021