PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA, INDÍGENA, NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Claudia Angela da Silva UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa, em fase de desenvolvimento, realizada no Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e que tem como objetivo analisar práticas de um professor de Matemática, indígena, pertencente a etnia Guarani e Kaiowá, da aldeia de Porto Lindo, localizada no município de Japorã (MS). Pretende-se analisar, especificamente, articulações produzidas pelo docente no que diz respeito aos procedimentos metodológicos e conceituais implementados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. As fontes de dados são constituídas por meio de cadernos de estágio do professor sujeito da pesquisa; observação direta de aulas e entrevistas. A intenção subjacente a esse objetivo é a de estudar o desafio didático de integrar esse nível de escolaridade como uma totalidade. O referencial teórico adotado é constituído por alguns conceitos propostos por Yves Chevallard para interpretar as atividades matemática a partir de um viés antropológico. Para complementar esse referencial são usadas, também, noções de conteúdo, disciplina e cultura escolares, na linha proposta por André Chervel e compartilhada por outros autores que seguem o mesmo pensamento cultural. A pesquisa é qualitativa de cunho etnográfico, de acordo com ideias de Marli André. No atual estágio de realização da pesquisa, já foi possível identificar algumas técnicas didáticas usadas pelo professor tanto nos anos iniciais como nos finais do Ensino Fundamental. Cabe destacar, das categorias que emergiu dos dados analisados, a influência da cultura nas práticas do professor indígena e problemas relativos à linguagem no ensino da matemática.

Biografia do Autor

Claudia Angela da Silva, UFMS
Mestranda do Programa de Pós - graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.
Luiz Carlos Pais, UFMS
Professor do Programa de Pós - graduação em Educação Matemática da UFMS.

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021