PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS INFINITAS: UM ESTUDO ACERCA DA NOÇÃO DE LIMITE COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

  • Camila de Oliveira da Silva UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS

Resumo

Este artigo é concernente a uma pesquisa de mestrado, em andamento, que tem como objetivo principal analisar as contribuições de um estudo de progressões geométricas infinitas na construção da noção de convergência por alunos de ensino médio. Para isso, foi elaborada uma sequência didática, a qual está sendo analisada e que será aplicada com os alunos do Ensino Médio, segundo os princípios da Engenharia Didática. A análise e fundamentação dos dados coletados serão realizadas com o uso da Teoria das Situações Didáticas e da Teoria dos Campos Conceituais. Como resultado, espera-se que os alunos se envolvam na resolução das atividades propostas envolvendo a noção de limite e do infinito e, assim, seja possível investigar e analisar dificuldades e possíveis superações dos mesmos em relação aos conceitos trabalhados. Além disso, espera-se que este trabalho possa contribuir nas escolhas metodológicas dos professores que lecionam neste nível de escolaridade.

Biografia do Autor

Camila de Oliveira da Silva, UFMS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Campo Grande-MS, Brasil. 
José Luiz Magalhães de Freitas, UFMS
Professor Doutor do Departamento de Matemática e Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande MS

Referências

ARTIGUE, M. Engenharia Didáctica. In: BRUN, J. (org). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, Cap.4, p.193-217, 1996.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, Cap. 1, p. 35-113, 1996.

CORNU, B. Apprendizzage de la notion de limite : conceptions et obstacles. Tese de doutorado. Universidade de grenoble, 1983.

FREITAS, J. L. M. Teoria das Situações Didáticas. In: M.S. (Org). Educação Matemática: uma nova introdução. 3ª ed. São Paulo: Ed. PUC, 2008.

GIMENEZ, J; LINS, R. C. Sobre a Álgebra. In: Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas - SP: Papirus, p. 89-129, 1997.

ROHERT, A.. L’Acquisition de La Notion de Convergence Des Suites Numeriques Dans L'Enseignement Superieur. Recherches en Didactique des Mathématiques. Vo1 3, n° 3,1982.

SIERPINSKA, A. Obstacles epistemologiques relatifs a la notion de limite. RDM. Vol. 6, n° 1, pp. 5-67, 1985.

VERGNAUD, G. A Teoria Dos Campos Conceptuais. In: BRUN, J. (org). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, Cap.3, p.155-191, 1996.

Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021