CONHECIMENTO SOBRE MÓDULO QUE ESTUDANTES CONSERVAM APÓS TEREM INGRESSADO NOS CURSOS DE EXATAS
Resumo
Este trabalho apresenta dados estatísticos de uma pesquisa realizada com acadêmicos de cursos de licenciatura em Matemática e Computação com o objetivo de saber o que restou do estudo de módulo de um número. O estudo levou em conta o que os livros didáticos abordam sobre o tema e como o fazem. Para a pesquisa utilizamos um formulário, onde a análise tinha por objetivo ser quantitativa e serviria como modelo de pesquisa nessa perspectiva para os acadêmicos da disciplina de Probabilidade e Estatística. A análise teve como base livros didáticos, preferencialmente aprovados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) de anos anteriores e recentes. Este trabalho é um recorte do todo, e os resultados mostram que os acadêmicos tendem a reter apenas a simbologia.
Referências
BIANCHINI, E.. Matemática. 7º ano. 7 ed. São Paulo. Editora Moderna, 2011.
BONJORNO, J. R.; BONJORNO, R. A.; OLIVARES, A.; Matemática Fazendo a Diferença. 6ª série. São Paulo/SP: FTD, 2006 – (Coleção Fazendo a Diferença).
CASABÓ, M. B. Un punto de vista antropológico: la evolución de los "instrumentos de representación" en la actividad matemática. Quarto Simpósio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática. Huelva: Universidade de Huelva, 2001. Disponível em < http://www.seiem.es/publicaciones/ archivos publicaciones/actas/Actas04SEIEM/IVsimposio.pdf > Acesso em 11 de jun de 2009.
CASTRUCCI, B.; GIOVANNI, J. R. A conquista da matemática. 6ªsérie. São Paulo, Editora FTD , 2002.
DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. Vol 1. São Paulo: Ática, 2007.
DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. Volume único. São Paulo: Ática, 2009.
DANTE, L R. Projeto Teláris. 7º ano. São Paulo: Ática, 2012.
DAMM, R. F. Retratos de Representação. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Educação Matemática: uma introdução. 2.ed. São Paulo: EDUC, 2000.
DOMÊNICO, L. C.; LAGO, S. R.; ENS, W. Matemática Moderna. 6ª série. São Paulo: IBEP, [19--?].
DUVAL, R. Registros de representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003.
GIOVANNI, J.R.; BONJORNO, J.R. Matemática Completa. 1ª série, Ensino Médio. São Paulo: FTD, 2005.
IEZZI, G.; DOLCE, O.; MACHADO, A. S.. Matemática e Realidade. 6ª série. 5. ed. São Paulo: Atual, 2005.
LEONARDO, F.M. (Editor). PROJETO ARARABÁ, Matemática: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
PAIVA, M. Matemática. Volume único. São Paulo: Moderna, 2005.
SOUZA, J. R.; PATARO, P. R. Vontade de Saber Matemática. 7º ano. 2. ed. São Paulo: Editora FTD, 2012.
TRIOLA, M.F. Introdução à Estatística. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
ZAMBUZI, O. Matemática. 6ª serie. São Paulo: Ática. 1979.