MANUAL “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO”: TECENDO COMPREENSÕES SOB A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE

  • Carlos Souza Pardim
  • Luzia Aparecida de Souza
Palavras-chave: Manuais pedagógicos, Theobaldo Miranda Santos, Hermenêutica de Profundidade.

Resumo

Este artigo tem a intenção de apresentar pesquisa concluída que teve como objetivo compreender, sob o filtro dos manuais pedagógicos, as orientações (nacionais/ internacionais) que fizeram parte da formação de professores nas Escolas Normais de Campo Grande. Para tanto, foi analisado o manual “Metodologia do Ensino Primário”, de Theobaldo Miranda Santos, sob a perspectiva da Hermenêutica de Profundidade, metodologia desenvolvida por John B. Thompson para a análise de formas simbólicas. A escolha desse manual ocorreu pelo fato de ele ter sido citado em duas portarias referentes às Escolas Normais de Campo Grande, na década de 1950. Como resultados de análise tem-se que o manual de Theobaldo sofreu influências, principalmente, das leis que regulamentavam as escolas normais no Brasil, da posição religiosa do autor e dos novos conhecimentos que havia acerca do ensino.

Biografia do Autor

Carlos Souza Pardim

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista CAPES.

 

Luzia Aparecida de Souza

Professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021