ESTABELECENDO CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE TEMAS PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado intitulada “Temas de interesse no Currículo do Ensino Médio: possibilidades e desafios”, que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Luterana do Brasil. Neste artigo apresenta-se um estudo bibliográfico referente aos critérios para escolha de temas para o desenvolvimento dos conteúdos no Currículo de Matemática do Ensino Médio. O objetivo deste estudo foi investigar quais os possíveis critérios a serem utilizados na escolha de temas para o ensino da Matemática. Na elaboração desses critérios, inicialmente buscou-se verificar as contribuições das pesquisas de Skovsmose (2006) sobre Educação Matemática Crítica, de Doll Jr. (1997) referente aos quatro “Rs” para construção de um Currículo Pós-Moderno e de Silva (2009) quanto aos critérios para escolha e organização de conteúdos. Em seguida, apresenta-se uma sequência didática com o tema Arte, a partir da reflexão dos critérios pesquisados.
Referências
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