CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ‘NOVO’ OLHAR SOBRE UMA TEORIZAÇÃO

  • Darlysson Wesley da Silva
  • João Ricardo Viola dos Santos
Palavras-chave: Professor de Matemática. Práticas Docentes. Conhecimentos Específicos do Professor de Matemática.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma primeira problematização dos Domínios do Conhecimento de Ball et al (2008). Nesta, discutimos outro modo de ler os Domínios do Conhecimento Matemático para o Ensino, ao qual denominamos como Conhecimentos Específicos do Professor de Matemática. Apresentamos alguns resultados parciais de nossa pesquisa de mestrado para exemplificar nossas discussões em relação à problematização. Nossa principal consideração é que os Domínios do Conhecimento Matemático para o Ensino não são tratados como estáticos e não se apresentam de formas individuais em situações em que se discutem aspectos da prática profissional de professores de matemática. Tais domínios emergem de uma maneira unificada e entrelaçada, de maneira que quando um domínio emerge e/ou é mobilizado outros também emergem e/ou são mobilizados. 

Biografia do Autor

Darlysson Wesley da Silva

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

João Ricardo Viola dos Santos

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021