CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO E DE PRÁTICAS AVALIATIVAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA

  • Deise Maria Xavier de Barros Souza
  • Marcio Antonio da Silva
Palavras-chave: Formação de professores. Avaliação escolar. Análise de discurso.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS). O objetivo principal da pesquisa é participar do amplo debate do campo da avaliação investigando os discursos de concepções de avaliação e práticas avaliativas escolares de uma professora de Matemática. Apresentamos nossos maiores exercícios iniciais: um inventário de nosso caminho construído e percorrido até o momento, em busca dos primeiros estudos-resultados de uma formação analítica do discurso de inspiração foucaultiana sobre avaliação escolar de uma professora de Matemática. Os estudos iniciais de nossa escuta da análise do discurso divulgado nesse recorte da pesquisa mostram que a avaliação, como prática social escolar, tem seu lugar na formação continuada em serviço atuando como um discurso disciplinador de práticas docentes e de conhecimentos que devem ser ensinados a alunos e alunas na escola.

Biografia do Autor

Deise Maria Xavier de Barros Souza

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS).

Marcio Antonio da Silva

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS) e orientador da pesquisa. 

Referências

ANDRADE, Sandra dos Santos. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves, (organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, p. 173-194.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Descaminhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. – 3.ed. Rio de janeiro: Lamparina editora, 2007, p. 13-34.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Leitura, experiência e formação – uma entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. – 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007, p. 130-156.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 4. ed., 2002.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves, (organizadoras). Metodologias de pesquisas póscríticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, p. 23-45.

SALES, Shirlei Rezende. Etnografia-netnografia+análise do discurso: articulações metodológicas para pesquisar em Educação. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves, (organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, p. 111-132.

SILVA, Maria Alice Siqueira Mendes e. Sobre a análise do discurso. Revista de Psicologia da UNESP, 4(1), 2005.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. – 3. ed. Rio de janeiro: Lamparina editora, 2007, p. 117-138.

VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares... In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. – 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007, p. 23-38.

VEIGA-NETO, Alfredo. Situando Focault. In: VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021