A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO A PARTIR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/UFMS

  • Juliana Ferreira de Sousa Pardim
  • Patrícia Sandalo Pereira
Palavras-chave: Educação Matemática. Grupos colaborativos. Constituição de grupos. Formação continuada de professores.

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar um recorte da dissertação de mestrado intitulada “A formação de professores de Matemática e práticas colaborativas: algumas implicações em sala de aula”, que está em andamento e tem como objetivo descrever a constituição do grupo que visa à colaboração. Esta pesquisa está vinculada ao projeto Observatório da Educação/UFMS. Buscando formas de superar as angústias, decorrentes de uma prática docente isolada, propusemos aos professores de Matemática das escolas estaduais e municipais de Campo Grande - MS, uma parceria como propõe a pesquisa colaborativa, para desenvolver uma proposta de formação continuada na perspectiva crítica-reflexiva (IBIAPINA, 2008). Para os procedimentos metodológicos assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), utilizando os seguintes instrumentos para a coleta de dados: gravações em áudio e vídeo dos encontros do grupo e o diário de bordo. Como resultado, trazemos os dados coletados a partir da transcrição do segundo encontro denominado de Conhecer-se e fazer-se conhecer, onde foi utilizada a música “Tocando em frente” de Almir Sater.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira de Sousa Pardim

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Patrícia Sandalo Pereira

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021