A CADES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO SUL DE MATO GROSSO NAS DÉCADAS DE 1950 A 1970

  • Marcos Henrique Silva Lopes
  • Luzia Aparecida de Souza
Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática. CADES. Hermenêutica de Profundidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que está em desenvolvimento e objetiva compreender a constituição da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), que vigorou no país no período de 1953 a 1971, e suas contribuições para a formação de professores que ensinaram Matemática no Ensino Secundário, na região sul do estado de Mato Grosso Uno, que atualmente corresponde ao estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, daremos foco às obras relacionadas à formação matemática desses professores, que foram produzidas e/ou publicadas por essa Campanha. Dentre os materiais encontrados, procederemos a uma análise do texto didático “Como ensinar Matemática no curso ginasial: manual para orientação do candidato a professor de curso ginasial no interior do país”, à luz do Referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), desenvolvido por Thompson (1995).

Biografia do Autor

Marcos Henrique Silva Lopes

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Luzia Aparecida de Souza

Docente do Instituto de Matemática (INMA) e do PPGEduMat da UFMS.

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