UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO ENSINO DE VOLUME DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este projeto de pesquisa tem como objetivo Investigar o ensino de volume de sólidos geométricos em livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo PNLD/2012. Para tanto, serão analisados sete livros didáticos do Ensino Médio. A análise realizada nos livros didáticos será feita sob a ótica da organização praxeológica, tomando como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático. Identificaremos e analisaremos os conceitos, procedimentos e algoritmos usados no estudo de volume de sólidos geométricos presentes em livros didáticos do Ensino Médio.
Referências
ALMEIDA, D. C. C.; COSTACURTA, M. S. Atividades Lúdicas para o Ensino e Aprendizagem da Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Chapecó: Unochapecó, 2010.
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
BOYER, C. B. História da Matemática; Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, Edgard Blucher, 1974.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - ensino de quinta à oitava série. Secretaria de Educação Fundamental: MEC/SEF, Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Matemática / Brasília, 2011.
CHEVALLARD, Yves. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Recherches em Didactique dês Mathématiques, v 19, n 2, p. 221-266, 1999.
COSTA, M. S.; ALLEVATO, S. G. Livro Didático de Matemática: Análise de Professor as Polivalentes em Relação ao Ensino de Geometria. VIDYA, v. 30, n. 2, p. 71-80, jul./dez., 2010, Santa Maria, 2010.
COSTA, M. A.; LIMA, S. R. R. Ensino de Prismas: Uma Análise a partir do Livro Didático. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática), UNIFAL, Alfenas, 2010.
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática Elementar. Volume 10. Atual editora, São Paulo, 1993.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Editora da Unicamp, São Paulo, 1994.
GRANDO, C. M. Geometria: Espaço e Forma. Chapecó: Unochapecó. Coordenadoria de Educação a Distância, 2008.
LIMA, R. E. S. O Estudo de Sólidos Geométricos: A Utilização de Materiais Didáticos Manipuláveis no Ensino Médio. UFPB, 2011.
MORAIS, L. B. Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), UFPE, 2012.
SILVA, M. O. O Volume dos Sólidos: Estudo de Livros Didáticos e de uma Atividade Aplicada a Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática), UFSC, Florianópolis, 2005.
TALIM, S. L.; SALDANHA, J. L. Avaliação da aprendizagem na escola plural: o que ocorre na prática? Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 84-99, 2007.