UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO ENSINO DE VOLUME DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

  • Maxlei Vinícius Cândido de Freitas
  • Marilena Bittar
Palavras-chave: Sólidos Geométricos. Organização Matemática. Livros Didáticos.

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo Investigar o ensino de volume de sólidos geométricos em livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo PNLD/2012. Para tanto, serão analisados sete livros didáticos do Ensino Médio. A análise realizada nos livros didáticos será feita sob a ótica da organização praxeológica, tomando como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático. Identificaremos e analisaremos os conceitos, procedimentos e algoritmos usados no estudo de volume de sólidos geométricos presentes em livros didáticos do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Maxlei Vinícius Cândido de Freitas

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Marilena Bittar

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Referências

ALMEIDA, D. C. C.; COSTACURTA, M. S. Atividades Lúdicas para o Ensino e Aprendizagem da Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Chapecó: Unochapecó, 2010.

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.

BOYER, C. B. História da Matemática; Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, Edgard Blucher, 1974.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - ensino de quinta à oitava série. Secretaria de Educação Fundamental: MEC/SEF, Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Matemática / Brasília, 2011.

CHEVALLARD, Yves. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Recherches em Didactique dês Mathématiques, v 19, n 2, p. 221-266, 1999.

COSTA, M. S.; ALLEVATO, S. G. Livro Didático de Matemática: Análise de Professor as Polivalentes em Relação ao Ensino de Geometria. VIDYA, v. 30, n. 2, p. 71-80, jul./dez., 2010, Santa Maria, 2010.

COSTA, M. A.; LIMA, S. R. R. Ensino de Prismas: Uma Análise a partir do Livro Didático. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática), UNIFAL, Alfenas, 2010.

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática Elementar. Volume 10. Atual editora, São Paulo, 1993.

EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Editora da Unicamp, São Paulo, 1994.

GRANDO, C. M. Geometria: Espaço e Forma. Chapecó: Unochapecó. Coordenadoria de Educação a Distância, 2008.

LIMA, R. E. S. O Estudo de Sólidos Geométricos: A Utilização de Materiais Didáticos Manipuláveis no Ensino Médio. UFPB, 2011.

MORAIS, L. B. Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), UFPE, 2012.

SILVA, M. O. O Volume dos Sólidos: Estudo de Livros Didáticos e de uma Atividade Aplicada a Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática), UFSC, Florianópolis, 2005.

TALIM, S. L.; SALDANHA, J. L. Avaliação da aprendizagem na escola plural: o que ocorre na prática? Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 84-99, 2007.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021