CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE CÔNICAS COM O USO DA LOUSA DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Mirian José da Silva
  • Suely Scherer
Palavras-chave: Aprendizagem. Cônicas. Lousa Digital.

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como ocorre a construção de conhecimento sobre cônicas por alunos do 3º ano do Ensino Médio com o uso da Lousa Digital. A fim de atingirmos o objetivo da pesquisa, será desenvolvida uma sequência didática para o ensino de cônicas com base no Construcionismo. Para a análise de dados serão usados os estudos sobre o ciclo de ações e a espiral de aprendizagem. Espera-se que esta pesquisa traga contribuições para se propor o uso da Lousa Digital em aulas de matemática, com foco na construção do conhecimento sobre cônicas.

Biografia do Autor

Mirian José da Silva

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, bolsista Capes.

Suely Scherer

Orientadora, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação da UFMS, unidade de Campo Grande. 

Referências

BALDINO, R.R. Balanço da assimilação solidária no 3º grau. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, II., 1988. Maringá. Anais... Maringá: UEM, 1988. p. 115.

BORDALLO, Mirella. As cônicas na matemática escolar brasileira: história, presente e futuro. 2011. 70f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2013.

BROSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

CARVALHO, S.F; SCHERER, S. Tecnologias digitais e aulas de matemática: um estudo sobre o uso da Lousa Digital.In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA, VI.,2013. São Carlos. Anais...São Carlos: UFSCar,2013. p.58.

GRAVINA, M. A. Geometria dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, VII., 1996. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 1996. p. 1-13.

MACENA, Marta Maria Maurício. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

Disponível em: < http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1370>

Acesso em: 15 jul. 2013.

MORAN, José Manuel. A integração das tecnologias na educação. 2006. Disponível em:<http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm>. Acesso em: 26 jun. 2013.

NAKASHIMA, Rosária Helena. A linguagem audiovisual da Lousa Digital Interativa no contexto educacional. Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n. 1, p.33-48, dez. 2006.

NAKASHIMA, Rosária Helena; AMARAL, Sérgio Ferreira. Práticas pedagógicas mediatizadas pela Lousa Digital. Natal: UFRN, 2007. Disponível em: <http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/78-RN.pdf.> Acesso em: 26 jun. 2013.

PAPERT, Seymour . A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática; tradução Sandra Costa. Ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. PortoAlegre: ArtMed, 1995.

SILVA, Marcelo Balduíno. Secções Cônicas: atividades com Geometria Dinâmica com base no Currículo do Estado de São Paulo. 2011. 155p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontífica Universidade Católica de São Paul, São Paulo, 2011.

Disponível em:

Acessado em: 02 mai. 2013.

TEUKOLSKY, Roselyn. Secções cônicas: um tópico interessante e enriquecedor. In: LINDQUIST, Mary Montgomery. SHULTE, Albert P. (Orgs.). Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994. p. 191- 213.

VALENTE, José Armando. Informática na Educação: instrucionismo x construcionismo. 1997. Disponível em: <http://www.divertire.com.br/artigos/valente2.htm>. Acesso em: 02 mai. 2013.

VALENTE, José Armando. A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudanças – por uma práxis transformadora. 8. ed. São Paulo: Liberdad, 2006.