PIBID-MATEMÁTICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES SUPERVISORES DE MATEMÁTICA

  • Nathalia Teixeira Larrea
  • Luzia Aparecida de Souza
Palavras-chave: PIBID. História Oral. Narrativas. Educação Matemática.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as discussões sobre a prática profissional dos professores supervisores do PIBID-Matemática UFMS de Campo Grande e suas (des)articulações com as ações trabalhadas nesse programa. Esta pesquisa qualitativa desenvolveu-se sob a abordagem da História Oral visando à produção intencional de fontes escritas. Para a análise das narrativas (produzidas nas entrevistas com os professores) utilizamos a abordagem da análise textual discursiva, discutida por Moraes (2003), em que emergiram três categorias: da formação inicial à formação continuada: o exercício de busca de um professor; práticas docentes; o PIBID e a atuação do professor supervisor como co-formador dos licenciandos.

Biografia do Autor

Nathalia Teixeira Larrea

Acadêmica de Pós-Graduação em Educação Matemática, UFMS.

Luzia Aparecida de Souza
Professora do INMA-Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS.

 

Instituto 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior - CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 02/08/2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Edital capes/deb Nº 02/2009 – PIBID. Brasília, set. 2009.

GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, M. de C. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 77- 97.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação. v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.

SOUZA, L. A. de; GARNICA, A. V. M. História e Educação Matemática. Campo Grande: Ed. UFMS, 2011. p. 9-37.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021