PIBID-MATEMÁTICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES SUPERVISORES DE MATEMÁTICA

  • Nathalia Teixeira Larrea
  • Luzia Aparecida de Souza
Palavras-chave: PIBID. História Oral. Narrativas. Educação Matemática.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as discussões sobre a prática profissional dos professores supervisores do PIBID-Matemática UFMS de Campo Grande e suas (des)articulações com as ações trabalhadas nesse programa. Esta pesquisa qualitativa desenvolveu-se sob a abordagem da História Oral visando à produção intencional de fontes escritas. Para a análise das narrativas (produzidas nas entrevistas com os professores) utilizamos a abordagem da análise textual discursiva, discutida por Moraes (2003), em que emergiram três categorias: da formação inicial à formação continuada: o exercício de busca de um professor; práticas docentes; o PIBID e a atuação do professor supervisor como co-formador dos licenciandos.

Biografia do Autor

Nathalia Teixeira Larrea

Acadêmica de Pós-Graduação em Educação Matemática, UFMS.

Luzia Aparecida de Souza
Professora do INMA-Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS.

 

Instituto 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior - CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 02/08/2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Edital capes/deb Nº 02/2009 – PIBID. Brasília, set. 2009.

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