A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

  • Solange Nascimento Neves
  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Constituição da Identidade Docente. Monografia de final de curso.

Resumo

Uma orientação importante para as licenciaturas é a de que, desde este curso, o professor torne-se pesquisador. Então, muitas são as estratégias adotadas e, neste contexto, torna-se importante perceber: como os diferentes espaços do Curso de Licenciatura em Matemática têm desenvolvido competências relacionadas com o processo de investigação em Educação Matemática? Esta é a questão orientadora do nosso trabalho. Para desenvolvê-lo, tomamos como referências a Teoria da Aprendizagem Situada em Comunidades de Prática e as discussões sobre professores pesquisadores e, metodologicamente, optamos pelo desenvolvimento de monografia de final de curso no formato multipaper, onde os textos são elaborados de modo independente, em forma de artigos. 

Biografia do Autor

Solange Nascimento Neves

Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Araguaia. 

Wanderleya Nara Gonçalves Costa

Universidade Federal de Mato Grosso,.

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021