FORMAÇÃO CONTINUADA E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Tatiani Garcia Neves
  • Marilena Bittar
Palavras-chave: Formação Continuada. Tecnologias Digitais. Integração. TPACK. Prática Pedagógica.

Resumo

Neste artigo apresentamos dados parciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento cujo objetivo é identificar e analisar contribuições de uma prática reflexiva de formação continuada para a integração de tecnologias digitais na prática pedagógica de um professor de matemática. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Mishra e Koehler sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK), que nos permite analisar o processo de integração das tecnologias digitais nas aulas de um professor. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, tem os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, registros em áudio e vídeo dos encontros semanais, registro de bordo feito pela pesquisadora durante o desenvolvimento da pesquisa. O esboço de análise do ponto de vista da TPACK, revelou que a utilização de recursos tecnológicos dissociados da escolha de um conteúdo específico, das escolhas pedagógicas e das implicações do uso de uma tecnologia digital no processo de ensino e aprendizagem representam apenas sua inserção e não sua integração. 

Biografia do Autor

Tatiani Garcia Neves

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista CAPES.

Marilena Bittar

Doutora em Educação Matemática e Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista Produtividade CNPQ. 

Referências

BITTAR, M. Possibilidades e dificuldades da incorporação do uso de softwares na aprendizagem da matemática. O estudo de um caso: o software Aplusix. In: III SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia. Anais do III SIPEM. Recife : SBEM, v. único. p. 1-12, 2006.

BITTAR, M. A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplos em matemática. In: Willian Beline; Nielce Meneguelo Lobo da Costa. (Org.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão -PR: Editora de Fecilcam, 2010, v. único, p. 215-243.

BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um repensar. 2. Ed. Curitiba: Ibpex, 2006.

COSTA, R. R. A formação continuada do professor de matemática a partir de sua prática pedagógica. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=309>. Acesso em: 24 junho 2013.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.

MISHRA, P., & KOEHLER, M. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108 (6), 1017-1054.

MISHRA, P., & KOEHLER, M. (2009). What is Technological Pedagogical Contente Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 60-70.

PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H. Remar contra a maré: a construção do conhecimento e da identidade na formação inicial. 2002. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3167/1/02-Ponte-Oliveira_Rev.Educacao.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.

POWELL, A.; FRANCISCO, J.; MAHER, C.. (2004). Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento de ideias e raciocínios matemáticos de estudantes. Tradução: JUNIOR, A. O.. In: BOLEMA: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro, SP: UNESP, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Ano 17, 21, 81-140.

SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, L.S. (1986). Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, 15 (2), 4-14.

SHULMAN, L.S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-23.

VALENTE, J. A. Formação de Professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In: _______. (org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999, p. 131-156.