FORMAÇÃO CONTINUADA E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Resumo
Neste artigo apresentamos dados parciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento cujo objetivo é identificar e analisar contribuições de uma prática reflexiva de formação continuada para a integração de tecnologias digitais na prática pedagógica de um professor de matemática. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Mishra e Koehler sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK), que nos permite analisar o processo de integração das tecnologias digitais nas aulas de um professor. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, tem os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, registros em áudio e vídeo dos encontros semanais, registro de bordo feito pela pesquisadora durante o desenvolvimento da pesquisa. O esboço de análise do ponto de vista da TPACK, revelou que a utilização de recursos tecnológicos dissociados da escolha de um conteúdo específico, das escolhas pedagógicas e das implicações do uso de uma tecnologia digital no processo de ensino e aprendizagem representam apenas sua inserção e não sua integração.
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