FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO MIGRATÓRIO E O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS/MS

  • Tiaki Cintia Togura Faoro
  • Luzia Aparecida de Souza
Palavras-chave: Mato Grosso do Sul. Formação de professores de Matemática. História Oral. Migração.

Resumo

Este artigo apresenta alguns pontos históricos sobre a região sul de Mato Grosso, em meados de 1971, início da implantação do Centro Pedagógico em Dourados. Fazendo o uso da metodologia da História Oral pudemos realizar um trabalho em conjunto com inúmeros tipos de fontes visando compreender o processo de criação do estado de Mato Grosso do Sul e, principalmente, a criação e desenvolvimento do primeiro curso de formação de professores de Matemática da região da Grande Dourados, em meados de 1984. Neste sentido, sendo um recorte da minha dissertação, iremos discutir brevemente o processo migratório e a sua influência para o desenvolvimento da educação na região da Grande Dourados. 

Mato Grosso do Sul. Formação de professores de Matemática. História Oral. Migração.

Biografia do Autor

Tiaki Cintia Togura Faoro

Mestranda do curso de Mestrado em Educação Matemática – UFMS.

Luzia Aparecida de Souza

Professora do INMA- Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UFMS.

Referências

BITTAR, M. Mato Grosso do Sul a construção de um estado: Regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso. Campo grande: UFMS, 2009.b.

BITTAR, M. Mato Grosso do Sul a construção de um estado: Poder político e elites dirigentes sul-mato-grossense. Campo grande: UFMS, 2009.a.

CAMPESTRINI, H. História de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2011.

CUNHA, J.M.P da. A Migração no Centro-Oeste Brasileiro no período 1970-90: o esgotamento de um processo de ocupação. Campinas : Núcleo de Estudos de População/UNICAMP, 2002.

GARNICA, A.V.M. História Oral e Educação Matemática: do inventário à regulação. ZETETIKÉ, Campinas, v.11, n.19, p. 9-55, 2003.

GRESSLER, L.A.;SWENSSON,L.J. Aspctos Históricos do Povoamento e da Colonização do estado de Mato Grosso do Sul: Destaque especial ao município de Dourados. Estado:L.A.Gressler, 1988.

HILDEBRANDO, C.; GUIMARÃES, A.V. História de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Brasília Ltda, 1995.

MATO GROSSO. Relatório da Universidade Estadual de Mato Grosso: Centro Pedagógico de Dourados. Dourados/MT. Centro de Documentação Regional. p.11. 1966.

SANTOS, R.B. As migrações no Brasil. São Paulo: Scipione. 1997.