O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS PROJETOS DE TRABALHO

  • Valmir Ninow
  • Carmen Teresa Kaiber
Palavras-chave: Projetos de Trabalho. Competências e Habilidades. Ensino e aprendizagem de Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto desenvolvimento, o qual tem como objetivo investigar a viabilidade de desenvolver, junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede Estadual de Educação do Município de Farroupilha/RS, Projetos de Trabalho que integrem diferentes metodologias, procedimentos e recursos, visando à construção de competências e habilidades na área de Matemática, próprias desse nível de ensino. Nesse trabalho apresentam-se aspectos do Projeto “Reforma da Escola”, o qual possibilitou a retomada e desenvolvimento de assuntos relacionados à Geometria Plana e Espacial, a partir da construção de maquetes no software SketchUp, bem como ações que envolveram o levantamento de custo de matérias de construção. Metodologicamente a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa e, teoricamente busca respaldo em autores relacionados ao desenvolvimento e investigações em torno de Projetos de Trabalhos. Resultados apontam para uma ação dos estudantes que os colocam como atores do processo o que os tornam agentes de sua própria formação. 

Biografia do Autor

Valmir Ninow

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil.

Carmen Teresa Kaiber

Universidade Luterana do Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEF, 2006, v.2.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. 5º ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HERNÁNDEZ, Fernando . Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed,1998.

MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MORA, David. Aprendizaje y enseñanza: projectos y estratégias para uma educación matemática del futuro. LaPaz, Bolivia: Campo Iris, 2003.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: Uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. São Paulo: Érica, 2001.

SANTOS, Beatriz Marques dos. Os projetos de Trabalho em Ação: construindo um espaço interdisciplinar de aprendizagem. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.