Interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem e o Estudo de Derivadas: analisando um aluno habitante

  • Vanessa Rodrigues Lopes
  • Suely Scherer
Palavras-chave: Conceitos de Derivadas. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Interação. Aluno

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A pesquisa tem por objetivo analisar a (re) construção de conhecimentos relacionados à Derivada, por alunos da disciplina de Calculo I, em um ambiente construcionista, na modalidade EaD. Neste artigo apresentamos alguns dados da análise do processo de aprendizagem de um aluno ao interagir no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina. O referencial teórico está focado na abordagem construcionista, o Estar JuntoVirtual e atitudes de professores e alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. O que se observou nos dados analisados foram indícios de aprendizagem do aluno investigado, a partir da/em interação com colegas e professora no ambiente virtual da disciplina. 

Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues Lopes

Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Suely Scherer

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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