DISSERTAÇÕES E TESES MULTIPAPER: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa
Palavras-chave: Formato de pesquisas. Estrutura textual. Pesquisa em Educação Matemática.

Resumo

Como os pesquisadores em Educação Matemática tem-se posicionado a respeito da estrutura textual mutipaper para as dissertações e as teses? Esta foi a questão orientadora de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo conhecer as alegadas vantagens e as desvantagens das pesquisas e dos relatos multipaper. Verificou-se que uma das vantagens apontadas é a de que este formato textual permite uma maior divulgação dos resultados de pesquisa junto a múltiplos sujeitos. Argumenta-se ainda que o formato multipaper de teses e dissertações favorece a colaboração entre pesquisadores. Por outro lado, uma crítica é a de que este tipo de pesquisa propicia a falta de foco e de alinhamento dentre os artigos, o que pode acarretar uma falta de direcionamento claro para o projeto de pesquisa; alega-se ainda que este formato pode levar à falta de sustentabilidade dos resultados de pesquisa. 

Biografia do Autor

Wanderleya Nara Gonçalves Costa

Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021