MÃES DE MEIOS POPULARES: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA COTIDIANA E O SABER MATEMÁTICO DE SEUS FILHOS

  • Klinger Teodoro Ciríaco UFMS
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS
Palavras-chave: práticas de mães, ltramento matemático, saber popular e escolar

Resumo

Este trabalho relata o encaminhamento de uma pesquisa realizada pelos autores, em que se investigam as possíveis relações entre as práticas de letramento matemático de mães de uma escola de meios populares e as implicações no desenvolvimento escolar de seus filhos. A figura materna se apresenta no contexto extra-escolar pesquisado, como principal responsável pela educação escolar do filho. Letramento matemático é aqui entendido, como a utilização da matemática no contexto social e questiona-se se essas práticas, além de exercidas neste âmbito, permitem conexões com as práticas escolarizadas. A Matemática, apreciada como produto cultural, tem sua história determinada por condições econômicas, sociais e culturais variadas, às quais se vincula o nível de letramento dos indivíduos. Assim, entender possíveis relações entre o uso da matemática no dia-a-dia por um grupo de mães de uma escola da periferia do município de Três Lagoas – MS, bem como as possibilidades de sua utilização enquanto meio de „letrar‟ matematicamente seus filhos, constitui-se como importante contribuição para o ensino-aprendizagem da matemática na escola. Utiliza-se como opção metodológica a pesquisa qualitativa e a análise de conteúdo de Bardin (2002) para o tratamento dos dados. As questões metodológicas baseiam-se em autores como Demo (2000), Lüdke e André (1986), Flick (2004). A fundamentação das questões discutidas no âmbito da Educação Matemática em D´Ambrósio (1986), Toledo (2004), Fonseca (2004) e Bicudo (1997) seu embasamento. Os dados aqui apresentados serão teoricamente aprofundados no decorrente ano (2009) em que se desenvolve o trabalho de conclusão do curso de graduação em Pedagogia, gerador da pesquisa.

Referências

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